sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Acesso às Minas dos Carris a 14 de Fevereiro de 2016


Com as previsões meteorológicas a apontarem para uma baixa acentuada das temperaturas e a possibilidade de queda de neve a altitudes mais baixas (alguns a apontar para os 200 metros), será previsível uma enchente na Serra do Gerês e em particular nos locais de fácil acesso automóvel, nomeadamente à Portela do Homem, Portela de Leonte e Pedra Bela.

Para aqueles que vão em demanda da neve nos locais mais afastados, como as Minas dos Carris, aconselha-se bastante prudência na caminhada e que estacionem o carro no lado espanhol da fronteira. Isto, como é óbvio não é para fugir à vigilância que certamente haverá no início do percurso pelo Vale do Alto Homem, mas sim para facilitar o regresso a casa caso as estradas venham a ficar interditadas devido à queda de neve. Na estrada entre a Portela d'Home e Lobios, os serviços espanhóis têm o cuidado de espalhar sal no asfalto de forma frequente, coisa que não acontece do lado português.

Recomenda-se cuidado no acesso à Portela de Leonte caso se confirme a queda de neve. Com a inclinação da estrada e possível formação de gelo, a circulação pode ser severamente afectada. O mesmo caso para a Pedra Bela. Como é óbvio os mesmos conselhos aplicam-ser para outras zonas de montanha.

Para os montanhistas recomenda-se as usuais precauções para as condições invernais. Várias camadas de roupa, comida e bebida quente, e equipamento para situações de emergência (apito, equipamento de socorros, manta térmica, lanterna, etc.).

De recordar que o acesso ao Vale do Alto Homem é condicionado e requer autorização por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para solicitar a autorização sigam estas dicas.

Assinalem convenientemente os locais que pretendem visitar e não abandonem os carreiros de montanha!

Boas caminhadas e mandem fotos da neve!

Sem comentários: