quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Histórias de Inverno nas Minas dos Carris (V)


Este é o final de um primeiro conjunto de histórias sobre o Inverno na Serra do Gerês com particular ênfase nas Minas dos Carris. É possível que já tenha publicado aqui este texto que nos conta a dureza da vida na Serra do Gerês no longínquo ano de 1944 durante um duríssimo Inverno.

As histórias servem também de aviso e conselho para aqueles que nos próximos dias irão demandar as paisagens serranas. Sublinhando a importância da segurança e da gestão do risco em montanha, fica aqui a parte final deste conjunto de histórias.

Na transcrição em baixo não foi corrigida a ortografia.


Com as equipas de socorro a chegarem aos Carris, o ‘Diário de Notícias’ ainda irá referir o acontecimento dos dias 3 e 4 de Março.

A tempestade de neve no Gerez

Os mineiros foram libertados

BRAGA, 2 – Têm sido aqui muito apreciadas as reportagens do «Diário de Notícias» sobre a tempestade de neve que caiu na serra do Gerez e bloqueou centenas de homens nas minas dos Carris.

As comunicações entre as Caldas do Gerez e o alto da serra já se encontram inteiramente restabelecidas e os estafetas da Empresa Mineira Lisbonense retomaram o seu serviço habitual. Os últimos trabalhos de desobstrução dos caminhos ficaram concluídos hoje á tarde, assistindo a eles o Sr. Trindade dos Santos, administrador do concelho de Terras de Bouro. Mas trabalha-se ainda na remoção da neve, no percurso de 17 quilómetros, entre Albergaria e os Carris.

Como é muita e o frio intenso, foi suspensa a exploração das minas. Em consequência, logo que foram libertados do bloqueio, os mineiros dirigiram-se para as Caldas do Gerez e ali se conservam.

Havia o receio de que, por terem suportado o peso de 5 metros de altura de neve, as construções em volta das minas tivessem ficado inutilizadas. Os engenheiros que hoje se deslocaram aos Carris mandaram descobri-las e verificaram, segundo nos consta, que nenhuma sofrera qualquer prejuízo. A segurança das minas é completa. Para os Carris têm ido grandes quantidades de mantimentos.

Hoje regressaram ao Hotel Maia, nas Caldas do Gerez, de onde partiu a organização dos serviços de socorro, os srs. José Rodrigues de Sousa, engenheiros António Cruz e Alípio Martins e cinco trabalhadores que, como dissemos, constituíram a primeira brigada de assistência enviada aos bloqueados.

De tarde, na serra, começou a chover. Não tarda, pois, o degelo. O tempo coadjuva, assim, o esforço dos homens.

O degelo no Gerez

Aumentou o volume do Rio Homem

CALDAS DO GEREZ, 3 – Nas minas dos Carris continuam suspensos os trabalhos, ainda devido ao forte nevão dos últimos dias. Em toda a serra choveu hoje ininterruptamente, o que veio acelerar o degelo.

Pelas vertentes da serra correm grandes massas de água, que vão precipitar-se no rio Homem e aumentam consideravelmente o volume deste. Não há perigo, todavia, de inundações, porque as margens do rio são altas.

Texto adaptado de "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês", Rui C. Barbosa - Dezembro de 2013

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: