terça-feira, 26 de março de 2013

Ricardo Jorge, o Pé de Salgueiro, o Junco e a busca pelo Laspedo

Ontem publiquei uma parte de uma mapa de Tude Sousa que faz parte da sua obra "Serra do Gerez, Estudos - Aspectos - Paizagens" editada em 1909 e no qual são bem visíveis as localizações do Pé de Salgueiro e do Junco.

O mapa que hoje aqui publico (isto é, parte dele) faz parte do livro "Caldas do Gerez - Guia Thermal" de Ricardo Jorge, editado em 1891. Tal como o mapa de Tude de Sousa, este «novo» mapa não faz qualquer referência ao Laspedo (e tão pouco se encontra qualquer referência no texto). No entanto, e tal como o mapa de Tude de Sousa, é um instrumento importante na localização do Pé de Salgueiro e do Junco. Estes dois picos estão localizados na vertente Oeste do Vale de Teixeira.

Assim, serve este mapa como mais uma forma de tentar esclarecer a localização do Laspedo baseado em dados do século XIX que nos ajudam a estabelecer uma relação com aquilo que hoje observamos no terreno em comparação com mapas de então e as actuais cartas topográficas. Mais uma vez, não quer isto significar que a localização que hoje nos é transmitida de forma oral esteja errada, quer sim ajudar na localização e na preservação de topónimos que ajudam a enriquecer a Serra do Gerês.

Fotografia: © Rui C. Barbosa (extraída de "Caldas do Gerez - Guia Thermal" de Ricardo Jorge, 1891)

Sem comentários: