terça-feira, 5 de março de 2013

De volta à temática do Laspedo

Já aqui referi o meu interesse por determinar a localização precisa do Laspedo. Após conversar com algumas pessoas no Gerês, a localização que me referiram foi logo após o Junco (tendo em conta a localização dada pelas actuais cartas topográficas do exército). Já várias fontes indicaram esta localização, apontando a sua posição mais a Sul do que é indicada no mapa em cima e no qual o Laspedo ficaria acima da Costa de Sabrosa ou acima da Ribeira de Monção, logo «ao lado» do Peito de Escada (também referenciado no mapa).

Assim, temos duas versões da localização deste ponto. Há que atender ao facto de o mapa em cima ter sido desenhado tendo por base a descrição de uma volta pela Serra do Gerês feita em 1935. Muitos dos pontos assinalados correspondem à sua localização real. Na descrição que é feita da localização do Laspedo é a de que este é vista a partir da casamata de Albergaria. Na Albergaria existem quatro edifícios que podem corresponder a esta descrição: a antiga Casa Florestal junto dos tanques das trutas, a antiga Casa Florestal que agora se encontra no interior do Centro de Recuperação de Animais Selvagens, a antiga Casa Florestal situada na berma da estrada nacional, e as antigas casas dos guardas fiscais situadas mais a Norte perto do Curral de S. Miguel. Por entender que descendo dos Prados Caveiros esta última casa ficaria desviada de alguém que se dirigisse para as Caldas do Gerês, excluo-a deste raciocínio. Assim, o Laspedo, segundo a descrição feita, será visível desde uma das três casas existentes na Albergaria, o que penso deixar de parte a teoria de que o Laspedo se situa (segundo a descrição) tão a Sul como é actualmente apontado.

Uma outra hipótese a ter em conta é a possibilidade de haver um erro grosseiro na descrição com a qual o mapa foi feito, levando-nos em erro na sua localização.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: