terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Laspedo

O Laspedo é um daqueles orónimos que há muito terá desaparecido das conversas sobre a Serra do Gerês. Talvez só os pastores mais antigos e alguns locais se recordem do nome e saibam a sua localização. Com a confusão que por vezes é introduzida com as cartas militares, muitos dos velhos topónimos e micro-topónimos vão desaparecendo da cultura popular, perdendo-se assim um valioso património etnográfico que não fica registado.

Há já algum tempo que venho falando sobre a localização do Laspedo. Aqui são dadas algumas possíveis dicas sobre a sua localização e o Laspedo pode ser nos nossos dias o Junco. Será? A fotografia que ilustra esta entrada no blogue não ajuda muito devido à sua má qualidade (já agora, foi tirada em Julho de 1933), mas ela mostra o Laspedo e tem a seguinte legenda: "Ao cair da tarde 'junto' à casamata de Albergaria no fundo do Peito da Escada, cerrando o horizonte, as três grandes massas do Laspedo, os Picos de Bargiela e de Eiras, estes últimos do lado do poente, por isso só os cimos do Laspedo sobressaem incandescidos pelos derradeiros fulgores solares como enorme fogueira, por entre a qual correm luzidios fios de ouro que são águas correndo de salto em salto para o vale." O texto fala-nos de uma «casamata de Albergaria» e «cerrando o horizonte, as três grandes massas do Laspedo, os Picos de Bargiela e Eiras», estando no final da tarde só o Laspedo iluminado pelos raios de Sol.

O mapa a seguir, elaborado em Junho de 1935, mostra-nos a localização relativa do Laspedo. Podendo conter informação errada, o mapa mostra o Laspedo já muito perto do Vale do Rio Homem na mesma linha de Varziela (Bargiela) e como se estivesse «à frente» do Cantarelo. O Junco, por seu lado, está muito mais a Sul, no entanto resta saber se este 'Junco' se refere ao alto do mesmo nome ou ao Curral do Junco localizado acima do Camalhão e em nada relacionado com este maciço.

Voltando ao Laspedo... este parece ficar junto do Peito de Escada, o canto que termina o Vale de Leonte ligando-o com o Vale do Homem ao lado do Prado de S. Miguel.

Agora, uma teoria... a 20 de Março de 2012 percorri um velho trilho que me levou desde o Rio de Monção até aos Prados Caveiros. Podem ler sobre esse caminho aqui. Na altura achei curiosa a existência de um marco triangulado que dominava o vale sobre Leonte e do qual não sabia (nem sei) qual a sua designação. A foto do marco triangulado vem a seguir...
A segunda fotografia mostra (à esquerda) a Varziela (Bargiela). Pergunta: será este o Alto do Laspedo? Se tivermos em conta que a casamata de Albergaria não é a Casa Abrigo da Albergaria, mas sim as antigas casas dos Guardas Fiscais, então o horizonte será dominado por esta encosta e ao por do sol em Junho, estará iluminada pelos derradeiros fulgores solares, enquanto que a encosta de Varziela estará já à sombra.

Este texto é em parte baseado em conjecturas e num mapa que pode não estar com a precisão desejada, mas será um contributo para uma saudável conversa sobre o Laspedo.

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: